sábado, 9 de maio de 2009

Fotos do Blog

Temos como objetivo na exposição destas fotos, expor através de imagens a trajetória de nosso município, levando em consideração as mudanças sociais, culturais e econômicas que ocorreram ao longo do tempo. Iniciamos a contar a história dos 104 anos de Sena Madureira, falando sobre os seus prédios mais antigos e importantes, pontos turísticos, atividades culturais e religiosas da cidade.


Praça central 25 de Setembro 2009.


Atualmente a praça possui uma paisagem moderna, onde a população da cidade se reúne em diversos eventos sociais.

Praça principal do município leva o nome em homenagem à data de fundação da cidade, a praça e o ambiente público preferido da comunidade que se reuni para vários eventos culturais da cidade como: desfile em comemoração ao aniversário da cidade, bingos, passeios e outras atividades. Atualmente a praça possui uma paisagem moderna.



Paisagem natural da Praça 25 de setembro.




Prédio atual da prefeitura 2009. O prédio possui as mesmas características originais.


Prédio da prefeitura 1970




Foto Teatro municipal 1970, infelizmente este teatro não existe mais.




Museu

Em 2007, Sena Madureira, ganhou um museu para revelar a história da cidade de Sena Madureira, resgatando lembranças de seu povo. Onde esta exposta vasos-caretas da “Fase Quinari”, grandes urnas funerárias que arqueólogos localizaram no Cassiriã, no Xiburema e na estrada Lobão, fragmentos de fósseis petrificados de imensas árvores, de tartarugas gigantes e de grandes mamíferos como o Megaterium (preguiça gigante) e o Purussaurus (Jacaré gigante). Vestígios de um tempo que remonta há mais de 60.000.000 de anos e desafiam nossa imaginação sobre esse mundo de gigantes que habitaram aqui antes mesmo da floresta amazônica dominar estas terras.
O museu é único no município um dos pontos turísticos mais visitados, onde a comunidade e visitantes conhecem a história centenária do município o Museu e hoje um ponto turístico referência cultural da cidade.




Igreja Nossa Senhora da Conceição 2009, mantém sua estruta original




Igreja Nossa Senhora da Conceição ponto turístico 1970
Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição a primeira igreja fundada no município desde o seu surgimento, comemorou em 2008 o seu centenário na cidade. O templo é ambiente de encontros religiosos onde milhares de fiéis se reúnem diariamente. O prédio da igreja possui uma arquitetura fascinante e que recebe muitos visitantes, ao longo dos anos apenas algumas obras de revitalização foram realizadas no prédio para que o mesmo mantenha a estrutura original.






Instituto Santa Juliana 2009 mantém a estrutura original do período de sua construção





Instituto Santa Juliana 1970
O colégio Santa Juliana foi fundado no dia 7 de setembro de 1922. Funcionou inicialmente numa casa de madeira. Em maio de 1927, uma pedra benzida simbolizou o marco inaugural do novo prédio, construído em madeira e alvenaria, que passou a chamar-se Colégio Santa Juliana, a partir do dia 15 de junho de 1929. Durante muitos anos o colégio Santa Juliana funcionou como internato sobre a responsabilidade das irmãs Servas de Maria Reparadora, que prestou durante muitos anos um importante trabalho no município de sena Madureira. O instituo foi tombado como patrimônio histórico pela prefeitura de Sena Madureira, em 1987,atualmente funciona como escola pública sobre a responsabilidade do governo do estado. E um dos prédios mais antigos da cidade e mantém a estrutura original do período de sua construção.

Nomes dos Acadêmicos do Curso de Teatro
Cláudio Henrique de Freitas Pires
Luciene Freitas Fernandes
Milse da Rocha Belarmino
Rafaela Nonata dos Santos
Tânia Maria Oliveira dos Santos









3 comentários:

  1. Bom saber que Sena Madureira tem um blog como esse, parabéns! Venho pesquisando a vida do fundador desta cidade há alguns anos, como ele sou de São Cristóvão/SE, tenho produzido alguns textos e pretendo fazer do meu trabalho de pós-graduação "Siqueira de Menezes: a heroificação do jagunço alourado", um livro a ser publicado no próximo ano. Confere www.thiagofragata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Foi uma enorme alegria descobrir este blog, e poder mostrar para minha mãe sua terra natal. Cidade de onde saiu ainda criança. Hoje ela é avó de lindos netos capixabas, pois mora há mais de trinta anos na capital do Espírito Santo.
    Com o tempo, a saudade de um tempo que não volta mais aperta, mas as imagens e as palavras mantém vivas as boas lembranças.

    ResponderExcluir
  3. essa foto ficou muito legal do istituto santa juliana

    ResponderExcluir